CEI - Agenda Stone by Portugal
A Agenda Sustainable Stone by Portugal visa potenciar o relevante trabalho mobilizador e agregador que tem sido realizado no contexto do Setor da Pedra Natural, para a criação de uma nova geração de produtos e processos produtivos, fortemente disruptivos e inovadores, que fortaleçam a capacidade do setor para crescer com pendor internacional, contribuindo, desta forma, para o crescimento e consolidação do setor enquanto estratégico para o desenvolvimento sustentável da economia portuguesa. Mais concretamente, a Agenda Sustainable Stone by Portugal pretende desenvolver e implementar um novo ecossistema de especialização, com projeção internacional, que permita a valorização eficaz do conhecimento tecnológico, concretizando os processos industriais necessários para uma transição digital e sustentável, usando, de igual forma, novos produtos, tecnologias e técnicas comum carizmarcadamente sustentável.
CEI - Agenda BioShoes4All
O BioShoes4All tem a ambição de induzir uma mudança radical nos materiais, tecnologias, processos e produtos de calçado e marroquinaria, produzindo conhecimento e resultados além do atual estado da arte e prática, integráveis e valorizáveis economicamente, pelos copromotores e por todo o Cluster, contribuindo para promover a transição do Cluster para a Bioeconomia Sustentável e Circular. Esta ambição é suportada e possível atendendo ao Consórcio completo estabelecido, composto por 69 Parceiros de diferentes setores, do design, recursos biológicos, couros, polímeros, compósitos, produtos químicos, fabricantes de máquinas, tecnologias da comunicação e informação, logística, valorização de resíduos,
visionários do mercado, a retalhistas e fabricantes de calçado e marroquinaria, que irão partilhar recurso e oportunidades.
Zipor - Agenda Agenda BioShoes4Al
O BioShoes4All tem a ambição de induzir uma mudança radical nos materiais, tecnologias, processos e produtos de calçado e marroquinaria, produzindo conhecimento e resultados além do atual estado da arte e prática, integráveis e valorizáveis economicamente, pelos copromotores e por todo o Cluster, contribuindo para promover a transição do Cluster para a Bioeconomia Sustentável e Circular. Esta ambição é suportada e possível atendendo ao Consórcio completo estabelecido, composto por 69 Parceiros de diferentes setores, do design, recursos biológicos, couros, polímeros, compósitos, produtos químicos, fabricantes de máquinas, tecnologias da comunicação e informação, logística, valorização de resíduos,
visionários do mercado, a retalhistas e fabricantes de calçado e marroquinaria, que irão partilhar recurso e oportunidades.
CEI - PRODUTECH R3
O projeto PRODUTECH R3 visa induzir uma alteração estruturante da Fileira das Tecnologias de Produção (FTP), capacitando-a para explorar os significativos investimentos que a indústria vai realizar com a transição verde e digital, reduzindo a dependência tecnológica externa, aumentando o valor acrescentado gerado no país e contribuindo para uma alteração da especialização da economia portuguesa.
Zipor - Agenda FAIST
Este projeto dará um impulso significativo ao cluster do calçado e marroquinaria português, aumentando o seu grau de especialização e diversidade de novos produtos, assim como bens de equipamentos e processos. Ao mesmo tempo, preparará as empresas e os seus quadros para o uso das novas ferramentas tecnológicas e para enfrentar os desafios futuros, tornando as empresas mais robustas. Os trabalhos resultantes do envolvimento de um consórcio diversificado, resultarão em aumentos importantes na agilidade da resposta aos mercados e da sustentabilidade de toda a cadeia, suportadas em tecnologias avançadas e uma elevada componente de inteligência, com significativa diferenciação e projeção internacional.
CEI - Agenda FAIST
Descrição da Agenda Este projeto dará um impulso significativo ao cluster do calçado e marroquinaria português, aumentando o seu grau de especialização e diversidade de novos produtos, assim como bens de equipamentos e processos. Ao mesmo tempo, preparará as empresas e os seus quadros para o uso das novas ferramentas tecnológicas e para enfrentar os desafios futuros, tornando as empresas mais robustas. Os trabalhos resultantes do envolvimento de um consórcio diversificado, resultarão em aumentos importantes na agilidade da resposta aos mercados e da sustentabilidade de toda a cadeia, suportadas em tecnologias avançadas e uma elevada componente de inteligência, com significativa diferenciação e projeção internacional.
PRODUTECH4S&C
O Projeto Mobilizador PRODUTECH4S&C constitui-se numa resposta
da fileira das tecnologias de produção (FTP) para a edificação de uma
indústria transformadora circular e sustentável.
Projeto Qualificação PME
A CEI, LDA. tem em curso um projeto de Qualificação, no âmbito do Portugal 2020, Sistema de Incentivos à Qualificação das PME, com o objetivo de melhorar a competitividade da empresa, em áreas-chave de sucesso, no acesso aos mercados externos.
Projeto RARISS
Designação do projeto | RARISS - Raças Autóctones, Rastreabilidade, Inovação e Soluções Sustentáveis
Código do Projeto | Projeto n.º 69810 (POCI-01-0247-FEDER-069810)
Objetivo principal | Desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e rastreáveis para o couro e calçado
Região de Intervenção | Norte (545); Centro (46%)
Entidades beneficiárias |
Couro Azul – Indústria e Comércio de couros S.A.
CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda.
CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
C.T.I.C – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro
Instituto Politécnico de Bragança
Data de aprovação 2021-05-12
Data de início 2021-01-01
Data de conclusão 2023-06-30
Custo total elegível 1 058 388,93 €
Apoio financeiro público 706 664,52 € (FEEI)
O Projeto visa a criação de um novo modelo de negócio para a rastreabilidade de peles e couros de bovinos de raças autóctones,
estratégico para a indústria do couro e calçado, respondendo a uma crescente necessidade do consumidor, em querer compreender
a origem dos materiais e produtos que adquire no mercado e o seu impacte para a saúde humana, animal e ambiente.
O Projeto RARISS aposta num novo modelo de negócios TraceLeather que integra soluções inovadoras que incluem o desenvolvimento
de um referencial de saúde e bem-estar animal, uma plataforma web, um sistema de marcação ágil, um sistema de leitura do
código de rastreabilidade, novos eco processos, couros e produtos de calçado, com maior valor acrescentando e com menor impacte
ambiental, suportados pelo conhecimento cientifico
Projecto FAMEST – Footwear, Advanced Materials, Equipments and Software
O projeto Mobilizador FAMEST - Footwear, Advanced Materials, Equipments and Software Technologies (Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software) visa promover a investigação aplicada, o desenvolvimento técnico e tecnológico e a inovação com elevado valor acrescentado no Cluster do Calçado e Moda. O Cluster do Calçado e Moda evoluiu de atividades lideradas pela manufatura e mão de obra para atividades lideradas pelo mercado e baseadas no conhecimento, tirando vantagens do design e da moda e preservando a capacidade de produção em Portugal. Para se manter competitivo, o Cluster tem de apostar na criatividade, dominar todo o processo de produção e o ciclo de vida do produto, adicionando valor em cada fase e abraçando os desafios, tendências e oportunidades sociais, de mercado, tecnológicas, a indústria 4.0 e a economia circular.
CEI - Projeto Mobilizador INOVMINERAL 4.0
O Projeto Mobilizador INOVMINERAL 4.0 – TECNOLOGIAS AVANÇADAS E SOFTWARE PARA OS RECUSRSOS MINERAIS, envolve um Consórcio de 20 entidades liderado pela CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, constituído por 8 Empresas de Pedra Natural, 5 Empresas Tecnológicas, 5 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico e 2 Entidades Gestoras de Clusters.
Zipor - Projeto Mobilizador INOVSTONE4.0
O Projeto Mobilizador INOVSTONE 4.0 – TECNOLOGIAS AVANÇADAS E SOFTWARE PARA A PEDRA NATURAL, envolve um Consórcio de 24 entidades liderado pela CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, constituído por 11 Empresas de Pedra Natural, 7 Empresas Tecnológicas e 6 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico.
ZDMP - Zero Defects Manufacturing Reference Platform
"Smart, SME Friendly, open, Zero Defects Manufacturing Reference Platform, Apps, SDK, and Marketplace for Product and Process Quality in any factory for achieving excellence in European and Global Manufacturing"
ZDMP combines state of the art technological approaches based on commercial grade standard, solid open-source, of previous-project software with an innovative integration concept based on proven and integrated technologies. It provides Process and Product Quality support on top of a platform layer. These all can utilise ZDMP core services which can also be used to build ZD Apps that are placed on the ZD Marketplace.
To remain competitive and keep its leading manufacturing position, European industry is required to produce high quality products at a low cost in the most efficient way. Today, the manufacturing industry is undergoing a substantial transformation due to the proliferation of new digital and ICT solutions, which are applied along the production process chain and are helping to make production more efficient as in the case of smart factories. The goal of the ZDMP Project is to develop and establish a digital platform for connected smart factories for achieving excellence in manufacturing through zero- defect processes and products thanks to the use of zero-defect core services for developing Apps. As the Phone propelled to the Smart Phone, ZDMP will propel the Factory to the Smart Factory to the Smart Zero-Defect factory. To achieve this, this platform, this project, Zero-defects Digital Manufacturing Platform (ZDMP), will be designed and developed according to the following principles: Ubiquity, Elasticity, Extensibility, Interoperability, and Openness.
ZDMPs pan-European consortium entails ICT Technology SMEs, Manufacturing/ZD Technology SMEs, Technology Corporates, 4 Sector and Cross- Domain Use cases and specialists. ZDMP also is supported by the Coordinating partners of FOF projects CREMA, vf-OS, and C2NET.
Protejo de Fabrico Aditivo ADIMAQ
Combinação num único sistema de tecnologias aditivas e subtractivas para produção de moldes e ferramentas. Desta forma pretende-se contribuir para uma produção mais sustentável, uso eficiente de matérias-primas e materiais, diminuição de taxas de desperdício e a adopção por parte dos sectores industriais cliente de processos mais eficientes e competitivos.
Projeto Mobilizador FAMEST
O projeto “FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies − Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software”, doravante FAMEST é na essência um Cluster do Calçado e Moda que pretende ser competitivo, tendo que para isso, apostar na criatividade, dominar todo o processo de produção e o ciclo de vida do produto, abraçar desafios, tendências e oportunidades societais, de mercado, tecnológicas, a indústria 4.0 e a economia circular.
CEI - Projeto Mobilizador INOVSTONE4.0
O Projeto Mobilizador INOVSTONE 4.0 – TECNOLOGIAS AVANÇADAS E SOFTWARE PARA A PEDRA NATURAL, envolve um Consórcio de 24 entidades liderado pela CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, constituído por 11 Empresas de Pedra Natural, 7 Empresas Tecnológicas e 6 Entidades do Sistema Científico e Tecnológico.